quarta-feira, 27 de maio de 2009

TEAR DE PREGOS

Decidi me aventurar no tear de pregos. E o primeiro tear, a gente nunca esquece...


E aqui está o meu primeiro trabalho: um cachecol feito com uma linha que não é a ideal para tal, mas como não tinha destino pra ela, aproveitei-a. Fiz com 12 malhas e saiu um pouco estreito. O bom é o tempo que gastei... não mais que 3 dias.

sábado, 23 de maio de 2009

PONTO TRANÇA




Minha primeira trança. Gostei de fazer.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PONTO TURCO


Apaixonei-me pela cor da linha, assim que a vi na Entrelinhas. Rayme, a acompanhante de meu filho, Gustavo, também. Realmente, ela é muito bonita. Assim, decidi fazer um novo cachecol, experimentando o ponto turco, achado na Internet, e pretendo presenteá-la pelo dia das mães (mesmo com alguns dias de atraso), pois ela é uma verdadeira mãe para mim e meu filho.

Novamente, minha distração me rendendo trabalho quádruplo. Comecei o cachecol na semana passada (acho que na quinta-feira), e ficou assim, após vários desmanches:


Quase desistindo, no domingo resolvi recomeçar o trabalho do zero, com menos malhas (de 36 reduzi para 24) . Deu certo. E consegui, inclusive, retomar o trabalho após alguns errinhos. Mas penei....



Reparar no detalhe da franja, somente nas pontas.


Tentarei presentear a minha querida amiga Vera, se ela aceitar. Ela não aceita presentes de pessoas em dificuldades financeiras...kkkkkkk..... Mas como ela é muito boa pra mim e pro Gustavo, não vou aceitar recompensa financeira neste trabalho, feito com muito carinho.


Encomenda de uma vizinha, que vai presentear amiga de São Paulo.

sábado, 9 de maio de 2009

TRICÔ, AQUI VOU EU

Pois é. Resolvi fazer tricô. Pra mim, um verdadeiro desafio, já que, praticamente, nunca tive aulas. Estou confiando que livros e a internet me ajudarão bastante.

Havia aprendido os pontos tricô e meia. Meti-me a fazer um chacecol, com uma carreira de p.t. e outra de p.m., agulha 9 (de madeira, herdada de minha mãe) e descobri que estava fazendo o meia trançado. A linha é toda em algodão - NATURAL, da Círculo. Muito boa.

Percebi que o tricô exige muita atenção: coisa rara comigo. E aí, o desmanchar e retomar em tricô é quase impossível quando o ponto é fantasia.

Por enquanto, só me atreverei a fazer cachecóis e cachenês (manta comprida e estreita para agasalhar o rosto até o nariz), já que o nosso 'inverno' está chegando, e, no máximo, uma manta de bebê.

Li num livreto antigo que deveria deixar a última malha da agulha sem fazer o ponto, passando-a para a agulha da direita. Vivendo e aprendendo: o cachecol enrolou todo e tive que dobrá-lo, costurando-o com um ponto bainha. Só se deve fazer isso quando for juntar duas partes de uma peça.